skip to Main Content
(31) 98739-9637

Internet começa a tomar o lugar da TV

Será que algum dia a TV perderá seu reinado?! A televisão sempre foi centro das atenções e principal fonte de entretenimento da maioria dos lares brasileiros. Mas a TV está perdendo espaço para a internet – pelo menos é o que diz uma pesquisa inédita recém-divulgada pelo Ibope sobre hábitos de consumo de veículos de imprensa. De acordo com o levantamento, os brasileiros com acesso à internet passam – em média – 10 minutos a mais por dia na web quando comparado ao tempo que assistem à programação da TV.

Curioso é que a TV ainda é o meio de comunicação preferido da maior parte da população; mais de 76% contra apenas 13% que preferem o meio digital. Mas essa preferência não impede que os brasileiros passem mais tempo online do que usando qualquer outra mídia. O Márcio e o Alex se encaixam neste perfil e são até um pouco radicais.

Na visão do professor de sociologia Liráucio Junior, a pesquisa é importante para avaliar o comportamento do brasileiro. Mas defende que não podemos nos apegar apenas ao meio de comunicação utilizado, mas – principalmente – ao modelo de uso.

Outra questão interessante de se analisar é a forma que assistimos TV hoje em dia. Claro, isso depende da classe social e do tipo de TV que cada um tem em casa, mas a internet já chegou em muitos modelos de televisores disponíveis no mercado e isso faz bastante diferença.

Agora se a internet vem no topo da lista do tempo diário dedicado aos meios de comunicação, o mundo online ainda é o que apresenta menor credibilidade. Os jornais impressos são considerados o meio mais confiável como fonte de informação. A TV também apresentou uma confiança alta na pesquisa, com 49%…

Já a internet, com seus blogs, portais e redes sociais, é a menos confiável. As redes sociais se destacam no levantamento. A maioria dos entrevistados diz recorrer ao Facebook para se informar, em vez de procurar espontaneamente por sites de notícias. Aliás, para 32% as redes sociais já se tornaram seu principal canal na hora de buscar informação. E, não por acaso, o que os brasileiros mais usam na internet são as redes sociais; 71%.

Mas não dá pra generalizar; a questão de credibilidade também depende muito do perfil e classe social do indivíduo.

Ainda de acordo com a pesquisa Ibope, a TV está presente em em 97% das casas do país; na outra ponta dessa história, 53% dos brasileiros ainda não tem sequer acesso à internet. Dado que também chama atenção é a frequência de uso:  65% dizem ver TV diariamente enquanto 26% acessam a internet todos os dias.

E você, em que parcela da população se enquadra? Na sua casa a TV também está perdendo espaço e tempo para a internet? Acesse olhardigital.com.br e compartilhe sua experiência com a gente. Participe!

fonte: olhardigital

Back To Top